Pesquisar este blog

domingo, 2 de outubro de 2011

A EPILEPSIA NA HISTÓRIA.

Como havia citado na postagem anterior, a epilepsia foi vista como uma doença espiritual, tanto demoníaca como Sagrada. Irei contar agora a história da epilepsia entre os povos:
*Os
gregos acreditavam que a epilepsia era uma presença Divina, que ninguém além de Deus, poderia possuir uma pessoa.
*Os
romanos achavam que a pessoa era possuída pelos Deuses, que poderiam estar zangados ou que queriam dizer-lhes algo.
*Para os
hebreus cuspir em uma pessoa que estava tendo um ataque epilético, fazia com que o demônio saísse do corpo.
*A cultura
greco-romana,pensava que a lua exercia influências sobre as pessoas e isso provocavam as crises.
*Os
árabes também acreditavam na força da lua, no entanto uma criança que fosse concebida ou nascesse na Lua Cheia , poderia ser uma pessoa epilética.
Esse pensamento sobre a influência da lua, passou a exercer um fantasia de que o epilético era uma ''pessoa lunática'' e para os que acreditavam que era uma força demoníaca denominaram de ''maníacos''.
Toda esses mitos ou lendas, fazem parte da história da epilepsia e acreditem,ainda existem povos que acreditam e que não deixam as roupas dos bebês secarem durante a noite, para os bebes não contraírem a doença ou que há uma presença espiritual que persegue a pessoa e que para a cura só o exorcismo ou feitiçarias. Durante muito tempo o exorcismo foi utilizado pela igreja para ajudar as pessoas que acreditavam que realmente a epilepsia era uma doença do mal.Por isso, acho importante contar-lhes a história até chegarmos ao ponto principal que é esclarecer que a epilepsia é uma doença do cérebro, mas este assunto será discutido na próxima postagem.

sábado, 24 de setembro de 2011

A ETIMOLOGIA DO NOME EPILEPSIA


A etimologia do nome epilepsia vem de origem grega epilambanein que significa;tomar, possuir, capturar e epilhyia que significa surpresa, ser apanhado de repente.

->Agora vamos entender o que realmente isso quer nos dizer.

Indícios de povos sumérios e egípcios, nos dá a ideia de que já havia rastros da epilepsia desde 3000 A.C ., a maioria das representações em papíros a doença era vista com maus olhos.Talvez por esse motivo, durante muitos anos , tinha-se uma visão de que a epilepsia era uma doença espiritual, uma força malígna, espíritos ruins que ''possuiam'' as pessoas de repente.
( Na verdade até hoje diante de tanta informação e acesso que temos,existe um certo receio, sei que em algumas igrejas,- que deveriam dizer coisas boas as pessoas que vão em busca de ajuda-dizem que é a presença de algum espírito ruim, espírito ruim tem a pessoa que faz um comentário estúpido desse. Sou católica e tenho todo respeito a toda e qualquer igreja, visito outras casas religiosas, ao convite de amigos, que aceito com maior prazer, portanto, acho que existem alguns atos e comentários que são agressivos aos que procuram ajuda nas igrejas).
Mais tarde passou a ser representado como a presença Divina, pois acreditáva-se que só Deus poderia possuir um homem, no entanto a epilepsia chegou até ser reconhecida como uma ''Doença Sagrada'', uma surpresa de Deus, um sinal de que algo estava prestes a acontecer.
Com o decorrer das postagens, todos vão entender o que é a epilepsia, primeiramente vamos ver o que ela significou, o que aconteceu e quais foram as evoluções até chegar nos dias de hoje.


Na semana que vem, a postagem será sobre '' A Epilepsia na História''.
Desejo um ótimo domingo e uma excelente semana.
Fique com Deus. Beijinhos =*

Depois de algum tempo sem utilizar o blog, resolvi recomeçar tudo e exclui todas as informações antigas. Agora as notícias serão semanais, mas, se você tiver uma notícia que seja alguma emergência, será postado sem problema algum.

Quero convidar os parentes, amigos, vizinhos, amigos de amigos e quem mais tiver a curiosidade e a necessidade de saber mais sobre o que é a EPILEPSIA.

Além de fazer o convite, peço ajuda para que o blog realmente seja um meio de comunicação entre nós, para isso preciso que todos participem, comentem os assuntos, façam perguntas e indique algo interessante para que seja compartilhado com os demais participantes do blog.

Seja Bem-Vindo ao blog ENTRE SONHOS E CONVULSÕES.
Desde já agradeço sua atenção.

Atenciosamente Tatyane Vanini.